Uma cena inusitada no nascimento de um bebê surpreendeu os médicos de um hospital da cidade de Hai Phong, no Vietnã. O recém-nascido saiu da barriga da mãe junto com o DIU, dispositivo que é usado justamente para evitar gravidez.
De acordo com os jornais locais, a mãe, de 34 anos, disse que usava o método contraceptivo havia 2 anos e levou um susto quando descobriu que estava grávida.
As fotos do bebê segurando o DIU foram feitas pelo obstetra do Hospital Internacional de Hai Pong. Ele disse que uma possível explicação para a falha do DIU foi ele ter saído de sua posição original.
Essa não é a primeira vez que isso acontece. Casos semelhantes já foram registrados inúmeras vezes. Em um deles, o dispositivo estava enrolado no cabelo do bebê.
Apesar de casos assim acontecer, o DIU, Dispositivo Intrauterino, é um dos métodos contraceptivos mais seguros que existem. Ele é um dos nove tipos de contraceptivos oferecidos gratuitamente pelo SUS e o menos utilizado no Brasil.
Apenas 1,9% das mulheres brasileiras em idade fértil e que usam algum tipo de contracepção utilizam o dispositivo intrauterino, de acordo com dados do Ministério da Saúde com base na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher do IBGE para a última década.
Na prática, depois de ser inserido no útero de uma mulher, o DIU deve liberar cobre ou hormônios para impedir que os espermatozoides fertilizem qualquer óvulo.
Existem três tipos de dispositivo. Confira no link abaixo as diferenças entre eles e vantagens de cada um.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.