Liberada a 1ª parcela de pagamento do Programa AmpaRO para as famílias beneficiárias do 1º lote

Por Secom/RO 16/07/2020 - 15:40 hs

A partir desta quinta-feira (16) as famílias beneficiárias do Programa de Transferência de Renda Temporária (AmpaRO) que fizeram a habilitação entre os dias 15 e 30 de junho (1º lote)  já podem acessar o aplicativo CAIXA TEM para usar a conta virtual criada junto à Caixa Econômica Federal e, dessa forma, realizarem pagamentos de boletos, transações, transferências bancárias ou compras via aplicativo.

Os beneficiários pertencentes ao segundo lote (habilitação no Programa entre os dias 1 e 15 de julho) são aqueles que fizeram a habilitação no programa na fase de prorrogação que encerrou na quarta-feira (15), junto com o período de correção de dados no Programa para aqueles beneficiários do 1°lote.

O Programa AmpaRO foi criado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) para beneficiar as famílias em situação de extrema pobreza, cadastradas no programa Bolsa Família e com renda per capta familiar declarada no Cadastro Único de até R$ 89. Segundo a primeira-dama e secretária da Seas, o AmpaRO como o nome já diz oferece um auxílio para as famílias.

“O Programa AmpaRO busca beneficiar as famílias de maior vulnerabilidade social, dando a elas um amparo financeiro por três meses”, destacou Luana Rocha.

A conta virtual é uma opção ofertada pela Seas para que as famílias evitem aglomerações. Para aquelas que optarem sacar o benefício nas agências bancárias, a opção estará disponível a partir do dia 20 de julho, de acordo com o final do NIS, conforme o Calendário do Programa.

COMO USAR O CAIXA TEM:

Após baixar o aplicativo, o usuário terá que fazer um pequeno cadastro (caso não tenha) e validar o dispositivo. Caso já tenha acesso ao APP basta clicar em Entrar.

As seis primeiras etapas exigem atenção redobrada. O beneficiário deverá informar: o CPF (Etapa 1); NOME COMPLETO (Etapa 2); NÚMERO DE TELEFONE (Etapa 3); DATA DE NASCIMENTO (Etapa 4); o CEP (Etapa 5) e digitar o E-MAIL duas vezes (Etapa 6).

Após cumprir estas etapas, o beneficiário será direcionado para criar uma SENHA DE ACESSO. Ela dever ter pelo menos 6 números, sendo que não pode ser igual ao CPF; Não pode ter repetições em sequência com mais de dois dígitos, e não pode ser usada a data de nascimento. Logo após criar a senha, o beneficiário deve clicar em: NÃO SOU UM ROBÔ.

Automaticamente será enviado um e-mail com um link para confirmar a validação do  dispositivo do beneficiário. Caso o beneficiário não encontre o e-mail deve verificar a caixa de SPAM.

Após esta etapa de confirmação, basta abrir o aplicativo e clicar em LIBERAR ACESSO; Será enviado um código via SMS para o telefone cadastrado, o beneficiário deverá digitar esse código e depois criar um nome qualquer para o dispositivo. Finalizada esta etapa é só utilizar os serviços. Lembrando que o código é para uso exclusivo e não pode ser repassado para terceiros.

CANAIS DE ATENDIMENTO CAIXA:

Para dúvidas sobre como utilizar o aplicativo, fazer pagamentos, compras ou saque, o beneficiário pode acessar os canais oficiais da Caixa ou ligar para os números de contato:

3004 1104 – Para capitais e regiões metropolitanas;

0800 726 0104 – Para demais regiões;

0800 725 7474 – Ouvidoria;

Para reforçar a segurança, em alguns casos, a Caixa faz via aplicativo Caixa Tem uma solicitação por Whatsapp, para fazer a validação dos dados.

CALENDÁRIO PROGRAMA AMPARO

O Calendário do Programa AmpaRO pode ser consultado através deste link. A partir do dia 24 de julho estará disponível a lista de beneficiários habilitados e dos não habilitados (por erro de cadastro) do 2º lote, além da divulgação da lista dos beneficiários do 1º lote que fizeram a correção dos dados no sistema.