Em comunicado encaminhado a todas as organizações sociais, ambientais e comunitárias, que prestam assistência as vilas e distritos ribeirinhos de Porto Velho e Candeias do Jamari, a Eletronorte anunciou a abertura das comportas do vertedouro da Usina de Samuel nesta terça-feira, 28.
O volume de água despejado no rio Jamari deve alcançar, segundo cálculos da estatal, 1 milhão e 500 mil litros de água por segundo, causando um grande alagamento na região. O comunicado faz parte do plano de segurança de barragem e gerenciamento de riscos, já que centenas de famílias residem na beira dos rios Jamari e Candeias.
O excesso do volume de água atinge não apenas Candeias e o Jamari, mas toda a cadeia de rios e lagos daquela região, a exemplo do rio Verde, onde há dezenas de flutuantes e pousadas de lazer, no rio da “Vala”, entre outros lagos e afluentes.
Balsa sobre a “Vala”
Atendendo determinação do Tribunal de Contas, o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) alugou uma balsa que atravessará moradores e visitantes no rio da “Vala”. As cabeceiras estão prontas e a empresa vencedora do certame licitatório está concluindo os serviços de segurança da embarcação para iniciar os serviços. A ponte de concreto apresentou defeitos técnicos e deverá ser demolida.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.