A 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2) comanda nesta quinta-feira (13), a operação "Horizonte de Eventos", que resultou na desarticulação de uma organização criminosa responsável por fraudes em licitação e desvio de recursos públicos.
A ação contou com o auxílio da Polícia Federal, Polícia Civil de Goiás, Polícia Civil do Acre e GAECO (Ministério Público de Rondônia). O prefeito de Ji-Paraná, Isau Fonseca foi afastado do cargo, juntamente com outros quatro servidores.
No total, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Rondônia e Goiás, em diferentes localidades estratégicas relacionadas ao esquema criminoso. .
As investigações revelaram um esquema de licitação fraudada e direcionada para a aquisição de luminárias de LED, causando um prejuízo estimado em aproximadamente 17 milhões de reais aos cofres do município de Ji-Paraná.
A ação criminosa envolveu servidores públicos e empresários, comprometendo recursos que deveriam ser destinados a investimentos em melhorias urbanas e serviços essenciais.
A operação "Horizonte de Eventos" foi fruto do trabalho da DRACO2, que nesta manhã contou com o trabalho conjunto e coordenado das equipes envolvidas para o cumprimento dos mandados, visando à responsabilização dos envolvidos e à recuperação dos valores desviados.
Durante as diligências, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos de prova que serão submetidos à análise pericial para fortalecer as evidências contra os suspeitos.
O nome da operação: “Horizonte de Eventos” também conhecido como ponto de não retorno, é a fronteira teórica ao redor de um buraco negro a partir da qual a força da gravidade é tão forte que, nada, nem mesmo a luz, pode escapar.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.