Uma falha
tecnológica global afetou operações em diversos setores nesta sexta-feira (19).
Companhias aéreas suspenderam voos, emissoras ficaram fora do ar e vários
segmentos, desde bancos até o setor de saúde, foram prejudicados devido a
problemas no sistema.
American
Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air cancelaram voos
devido a problemas de comunicação, após a Microsoft resolver uma interrupção em
seus serviços em nuvem que afetou várias companhias aéreas de baixo custo,
embora não tenha ficado claro se essas companhias estavam diretamente
envolvidas.
“A United
está enfrentando uma falha de software de terceiros que afeta sistemas de
computadores globalmente. Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas,
todas as aeronaves estão sendo mantidas nos aeroportos de origem”, afirmou a
United em comunicado. “Os voos em curso continuarão até seus destinos.”
O governo da
Austrália relatou que as falhas em mídias, bancos e empresas de
telecomunicações parecem estar ligadas a um problema na empresa global de
segurança cibernética Crowdstrike.
Segundo um
alerta enviado pela Crowdstrike aos clientes e analisado pela Reuters, o
software Falcon Sensor da empresa está causando travamentos no Microsoft
Windows, resultando na conhecida “Tela Azul da Morte”. O alerta, enviado às
2h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira, também incluiu uma solução manual
para corrigir o problema.
Um porta-voz
da Crowdstrike não respondeu a emails ou ligações solicitando comentários.
Não há
indicações de que a falha seja um incidente de segurança cibernética, afirmou o
escritório da Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália,
Michelle McGuinness, em um comunicado.
Impacto
global
O setor de
viagens foi um dos mais afetados, com aeroportos em várias partes do mundo,
incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e diversos terminais espanhóis, relatando
problemas em seus sistemas e atrasos.
Companhias
aéreas internacionais, como a Ryanair, a maior da Europa em número de
passageiros, alertaram sobre problemas em sistemas de reserva e outras falhas.
No Reino
Unido, sistemas de reservas usados por médicos ficaram fora do ar, segundo
relatos de autoridades médicas. A Sky News, uma das principais emissoras de
notícias do país, também enfrentou interrupções, pedindo desculpas por não
conseguir transmitir ao vivo.
Bancos e outras instituições financeiras da Austrália à Índia e África do Sul alertaram clientes sobre falhas em seus serviços, enquanto o LSEG Group reportou uma interrupção em sua plataforma de dados e notícias Workspace.
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