O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, e a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marília Pimentel, estiveram reunidos na terça-feira (18), em Brasília, na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é responsável direta pelos hospitais universitários federais no país, para tratar sobre uma parceria na área da saúde.
No encontro, foi discutida uma futura parceria para a implantação do Hospital Universitário (HU). Essa é uma demanda de anos que nunca avançou, mas, agora, o prefeito Léo Moraes está articulando para, com o apoio do governo federal, finalmente alcançar uma solução para ampliar a qualidade dos cursos da área de saúde e os serviços e atendimento à sociedade.
Durante o encontro, que contou também com a presença do secretário da Secretaria Municipal da saúde (Semusa), Jaime Gazola, foram abordadas alternativas para a criação do hospital que representará uma expansão das possibilidades de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde na região, além de estreitar a ligação entre a universidade e a comunidade. A ideia é que outros órgãos e instituições também participem dessa implantação.
De acordo com a Unir, o Hospital Universitário será um centro voltado para a formação de profissionais da área da saúde, oferecendo um ambiente de aprendizado prático e realista para os estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e outras áreas da saúde por meio das parcerias com as universidades privadas.
Vale destacar que a unidade também servirá como campo de estágio, possibilitando aos alunos a vivência direta com pacientes, sob a supervisão de profissionais qualificados, integrando teoria e prática em um ambiente acadêmico de ponta.
Ainda segundo a Unir, a ideia é que com a criação do Hospital Universitário, funcione como um centro de referência para o atendimento à população, oferecendo serviços médicos de qualidade, especialmente em áreas que, muitas vezes, têm pouco acesso a cuidados especializados.
De acordo com o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, o Hospital Universitário trará benefícios para os estudantes e em especial aos moradores da capital. “Esse é mais um avanço para a saúde do município que estava na UTI. O nosso foco e comprometimento é com a saúde e qualidade de vida dos porto-velhenses. A ideia é que tenhamos aqui um hospital para pesquisas, formação de médicos e que, principalmente, consiga atender as necessidades da nossa população”, disse o prefeito.
Outras reuniões estão marcadas pelos próximos dias para os ajustes finais desta parceria. No ano passado, uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), especializada na implantação e gestão de equipamentos de saúde, em particular, hospitais universitários, esteve em Porto Velho com o objetivo de avaliar a viabilidade da implementação do HU na capital.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Decisão judicial determina adoção de cotas em colégios militares
Prefeitura de Porto Velho e Unir discutem parceria para a implantação do Hospital Univer...
Supremo invalida partes de Lei que regulamenta profissão de bombeiro civil em Rondônia
Casos respiratórios graves seguem em alta após volta às aulas
Supremo invalida partes de Lei que regulamenta profissão de bombeiro civil em Rondônia
PRF define 93 pontos críticos em rodovias durante o carnaval
Juíza anula nomeação de novo procurador municipal em Vilhena, que não é dos quadros d...
Prefeitura de Porto Velho e Unir discutem parceria para a implantação do Hospital Univer...