Falta de transporte escolar prejudica alunos no início do ano letivo em Ji-Paraná/RO

Por Da Redação 11/02/2020 - 11:47 hs

Falta de transporte escolar prejudica alunos no início do ano letivo em Ji-Paraná/RO
Ilustrativa

As aulas não começaram direito para centenas de crianças na área rural de Ji-Paraná/RO. Elas estão sem transporte escolar.


As aulas das escolas municipais da área urbana tiveram início no dia 10 (segunda-feira), e as escolas localizadas na área rural que depende do transporte escolar terceirizados estão prejudicados o início das aulas.


O Global Noticias teve acesso ao oficio circular nº 10/20/GAB/SEMED, de 10/02/2020 enviado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) as escolas da área rural, informando que foi necessário adiar o início do ano letivo de 2020 das escolas rurais para o dia 27/02.


De acordo com o documento, a justificativa foi em decorrência da tramitação do processo de contratação de empresa para a execução do transporte escolar na área rural, apresentação e vistoria dos ônibus.


Veículos que trabalham no transporte escolar devem fazer duas vistorias por ano, uma no início do ano letivo e a outra no meio do ano.


Atualmente, o artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro torna obrigatória a inspeção semestral para o transporte escolar. A medida tem o objetivo de garantir mais segurança aos condutores e passageiros do veículo. Entretanto, nem sempre esse cuidado é levado a sério pelos donos desses veículos e por parte dos gestores público.


A operação Rapina deflagrada pela Polícia Federal de Ji-Paraná interrompeu os aditivos que eram realizados anualmente por parte da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) mesmo com inúmeras irregularidades, licitação direcionada, alterações constantes na vida útil dos veículos ônibus.


Uma pessoa ouvida pelo Global Notícias que preferiu não se identificar disse que – “empresa que presta serviço a Prefeitura de Ji-Paraná em alguns casos são reféns do esquema de corrupção, e trabalham na ilegalidade protegida por gente de dentro dos órgãos, caso contrário se trabalhar corretamente e ter que pagar propina acaba falindo.