A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) de Rondônia confirmou na tarde desta sexta-feira (20) que foi confirmado o primeiro caso de Coronavírus no Estado, em Ji-Paraná. O Secretário de Saúde Fernando Máximo já havoa se posicionado, mas o órgão subordinado a ele ainda relutava.
O caso é considerado importado, tendo em vista que o paciente, vindo de São Paulo, estava em trânsito no município de Ji-Paraná e permaneceu na localidade por aproximadamente 48 horas. Ainda não existe transmissão comunitária por Coronavírus no Estado.
A Agevisa aguardava o pronunciamento do Ministério da Saúde sobre a realização de exames pelo laboratório Hermes Pardini, em Minas Gerais, responsável pelas análises.
As equipes de Vigilância Epidemiológica de Ji-Paraná estão estabelecendo contato com as pessoas as quais o paciente manteve contato. Além disso, o Cievs de Rondônia informou o caso ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de São Paulo.
A Agevisa solicitou da Coordenação Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde, a relação de laboratórios certificados para emitir laudos para Coronavírus.
Entenda o caso
Foi confirmado na noite de quinta-feira, o primeiro caso de paciente com resultado positivo para Coronavírus (Covid-19) em Rondônia, sendo o registro feito na cidade de Ji-Paraná. Um morador da cidade de São Paulo, que esteve em viagem a trabalho no município, onde após sentir os sintomas, contratou equipe médica particular para realizar o acompanhamento. Foram coletadas amostras na cidade e enviadas para análise em laboratório da rede de saúde privada. Após este procedimento, o paciente fretou voo particular retornando para sua cidade, onde permanece em observação e em isolamento social. O resultado do exame diagnosticado como positivo foi entregue no início da noite ao departamento de epidemiologia de Ji-Paraná que de imediato registrou o caso no sistema nacional de controle.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.